Branding É SIM para qualquer marca!
Camilo Castro
Branding É SIM para qualquer marca!
Construir valor para negócios não depende do tamanho físico que eles têm, mas do tamanho dos seus desejos, da sua coragem e da sua ambição. Negócios, ocupem os seus lugares e façam a diferença!
Em linhas gerais, o mercado avalia a importância de realizar o trabalho de marca julgando pelo tamanho e estrutura do empreendimento. Para micro, pequenas e médias empresas, o discurso comum é “O que é branding?”, “Ah, isto é para grandes empresas que têm dinheiro para investir”. Grandes marcas se tornaram grandes porque entenderam (e entendem) a importância que tem a prática de construção da marca.
“Branding significa fazer uma determinada promessa aos clientes de entregar uma experiência satisfatória e um nível de desempenho.”
Philip Kotler
Mas afinal, o que são marcas?
Marca é negócio, identidade e um conjunto de rituais e entregas que uma instituição gera. Essas instituições podem ser empresas de iniciativa privada ou pública e, independente da sua origem, possuem corpo, alma, conjunto de valores, promessas, visão, metas, objetivos, ofertas e, através do trabalho de branding (gestão da sua marca/identidade), é possível mapear a sua essência e transformar em plataforma de negócio. É importante que uma marca tenha uma proposta e entrega de valor, que faça a diferença na vida das pessoas e que gere impactos positivos.
“A marca é o envelope, o negócio é a carta e o branding é o processo de escrita.”
Camilo Castro
Vender o quê para quem, onde e quando?
O processo de construção e estruturação de uma companhia parte não só do plano de negócio, mas também de quem ela é e no que ela pretende/irá se tornar. A prática do branding gera confiança na relação entre produto e consumidor, causando interação emocional e extensão de suas filosofias para dentro dos lares (e vice-versa).
Marcas despertam a postura das pessoas perante vida.
Marca é tudo aquilo que diz respeito a algo ou alguém.
“A marca passa a ser a inteira plataforma para o planejamento, o projeto e a entrega de valor superior aos clientes que a empresa visará.”
Philip Kotler
Construir marca envolve estudo de tendências, esforços de estratégia, design, mercado, promoção e adaptabilidade, antes de qualquer coisa, um negócio precisa estar disposto a ter visão centrada no que pede o consumidor e suas dores.
Normalmente os resultados de branding acontecem a médio e longo prazo, são construídos no decorrer do tempo de acordo com as ações implementadas como ponto de contato com o consumidor.
Para cada tipo de esforço (on-line e off-line), existem métricas distintas que, por sua vez, devem direcionar o consumidor a engajar-se com a marca, gerando resultado em conversão e vendas.
E em que isto impacta negócios de diferentes estruturas?
Independente do tamanho, qualquer negócio tem como principal desafio se conectar às pessoas, caso contrário, será uma comunicação de via única, é como fazer uma ligação telefônica e não ouvir quem está do outro lado.
Vamos, juntos,
construir marcas relevantes?
Preencha o formulário e envie sua mensagem para planejarmos uma solução estratégica para o seu negócio. Será uma honra colaborar com a criação de marcas que fazem sentido para o mundo e para as pessoas!
Caso deseje, você também pode enviar uma mensagem direta para: camila@olacamila.com.br
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